Biologia - Fernando - aula 2
Sistemática
Área da biologia que descreve a diversidade de vida, organiza a diversidade em grupos, estabelece relações de parentesco entre as espécies(começa com o surgimento da teoria de Darwin da seleção natural).
Taxonomia: taxon significa grupo, logo taxinomia é a área onde se define a formação de grupos. Classificação (conhecer) e identificação (reconhecer). A taxonomia também nomeia a diversidade,e os critérios são estabelecidos por padrões de semelhanças entre os organismos que refletem seu grau de parentesco. Esses critérios eram divididos por Linnaeu em 1930 em:
Morfológicas;
Bioquímicas;
Moleculares;
Genéticas.
Categorias Taxonômicas (Linnaeu):
Seres semelhantes capazes de cruzar ene si gerando descendentes férteis em condições naturais, criam uma espécie,um gênero que reúne varias espécies, uma faliria que reúne vários gêneros, uma ordem que pode reunir várias famílias., uma classe que pode reunir varias classes, um filo que pode reunir varias classes e um reino que pode reunir vários filos.
REFIGOFAGE
amplo --> específico
Categorias Taxonômicas (Linnaeu):
Domínio
Reino
Filo ou Divisão
Classe
Ordem
Família
Gênero
Espécie
Caso da mosca: Reino animal que possui cerca de 1500000, depois eu passo para os Filos e entre os 35 eu escolho o Filo Antropada que possui 1300000, passo para a classe, e entre cinco escolho a classe enceta que possui 1000000, passo para as ordens, entre as 25, escolho a ordem Diptera que possui 500000, passo para a família, e entre as 50 escolho a família calliphoridne que possui 1500, avalio o gênero, e entre os 32 escolho o Gênero Chnysomya, passo para a espécie e entre as 3 escolho a espécie Chrysomya albiceps. E depois de todo esse preceço eu revelo quem era aquele animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário