
Órgãos externos: Pênis e Escroto
Órgãos internos: Canais deferentes, glândulas seminais e a próstata.
Pênis: orago copulator masculino, apresenta internamente três cilindros de tecido erétil e um corpo esponjoso ao redor da uretra. Próximo à extremidade do pênis, o corpo esponjoso expande-se formando a glande, que apresenta grande sensibilidade à estimulação sexual. A glande é protegida por uma prega de pela denominada prepúcio. Durante a excitação sexual os três corpos de tecido erétil sofrem o acumulo de sangue em seu interior e promovem a ejeção do órgão copulador.
Escroto: é uma bolsa de pele situada entre as coxas, embaido do pênis, no interior da qual se alojam os testículos.
Testículos: são constituídos por milhares de túmulos seminíferos e por camadas envoltórios de tecido conjuntivo. No interior dos túmulos seminíferos sano produzidos os espermatozóides, os gamelas masculinos.
Epidídimos: os espermatozóides recém-formados são transportados para o epidídimos, onde completam seu amadurecimento e ficam armazenados até sua eliminação.
Ductos deferente: dos epidídimos, os espermatozóides passam para os ductos deferentes. Estes são dois tubos finos, que sobem pelo abdome, contornando a bexiga urinária e fundindo-se abaixo dela para formar o dueto jaculatório, que desemboca na eretra.
Glândulas seminais: localizadas atrás da bexiga produzem uma secreção viscosa e a laçam no dueto jaculatório, no clímax da excitação sexual. Essa secreção constitui até 85% do volume total do sêmen e nutri os espermatozóides.
Próstata: localiza-se abaixo da bexiga. A secreção prostática constitui cerca entre 15% 30% do esperma, é lançada na uretra e no ducto ejaculatório por uma série de pequenos canais.
Glândulas bulbouretrais: desembocam na uretra. Liberam um líquido durante a excitaçao sexual que contribui para a limpeza do canal da uretra, antes da passagem do esperma.
Gonadotrofinas : FSH E LH
Agem sobre os testículos estimulando a produção de testosterona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário